II Manifesto – Comunicação e Artes apresenta: O radiojornalismo esportivo – novos desafios, com Domingos Sávio Baião, Chico Maia e Getúlio Neuremberg

Por Ranier Alves

A velocidade com que as novas tecnologias transformam o mundo e modificam os meios de comunicação é de fato espantosa. O advento da TV e da internet impõem severas dificuldades aos formatos tradicionais de comunicação como o jornal impresso e rádio. Por trabalharem em uma mídia que não conta com o recurso da imagem, os profissionais do rádio criaram técnicas e desenvolveram uma linguagem própria para transmitir suas mensagens, prender a atenção e entreter os ouvintes.

Por décadas dominando a audiência o radiojornalismo esportivo enfrenta hoje desafios tecnológicos e outros ligados à sua narrativa e interlocução com o público, que precisam e devem ser discutidos e analisados pelos novos jornalistas. Com essa ideia em mente a segunda edição do Manifesto Comunicação e Artes apresentou no dia 16 de maio, na PUC Minas unidade São Gabriel a palestra “O radiojornalismo esportivo: novos desafios”, ministrada pelo comentarista e analista esportivo da Rádio Itatiaia Domingos Baião.

O Jornalista falou dos desafios e das adversidades enfrentadas pelo radiojornalismo na atualidade, sobre o que tem sido feito para combater a perda de audiência, manter e possibilitar a sobrevivência desta modalidade comunicacional. Através da exposição de ideias e alises de fatos, Baião convida os estudantes a refletir sobre os possíveis caminhos que podem ser trilhados para assegurar a existência do radiojornalismo esportivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *